share

Share/Bookmark

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Conceito de publicidade on-line

Tenho saído a campo para colher feed-back's de nossos clientes e achei interessante iniciar as postagens do blog do nosso site www.omelhordazonaleste.com.br , dando uma boa pincelada no conceito de publicidade on-line.
Visitando um cliente em particular fui questionado em relação a preços de publicação:
Me dizia o cliente:
- Poxa, para anunciar no Jornal "XPTO" me cobraram R$ 3.000,00 por edição de final de semana, uma tiragem de 150.000 exemplares e vocês me pedem R$ 180,00 por 6 meses de publicação? Isso não pode ser sério...
Claro que, como profissional de mais de 10 anos em tecnologia, me senti incomodado, não com o questionamento e sim com a falta de conhecimento sobre a questão tecnológica da coisa e também com a falta de visão publicitária desse cliente.
Vamos avaliar juntos: para se imprimir um jornal é necessária uma equipe de profissionais de jornalismo, editores, criadores, diagramadores; junte a isso papel e tinta, some com logística de distribuição, equipe comercial e etc.
Tudo isso é custo, + margem de lucro da empresa = custo de publicação.
Não tem milagre, é só se fazer contas.
Um anúncio on-line necessita apenas de um excelente profissional de T.I, um profissional do ramo publicitário e uma minúscula equipe de suporte. Acreditem: o custo é outro. Justificado?

E quais as vantagens e as desvantagem de um ou de outro veículo?

Deixo aqui o espaço aberto para os profissionais de a mídia impressa colocarem seu ponto de vista, abaixo vou somente relatar os prós e contras da publicidade on-line

Quem compra jornal ultimamente? Uma pequena parcela da população com certeza, a grande maioria criou o habito de acessar a internet em sites especializados e ver sua noticias, assinar feeds e etc. Onde você acha melhor colocar sua publicidade?
Um anúncio classificado na internet coloca a questão da preservação do meio ambiente em alta. Nenhum arvore será cortada para que você possa anunciar seu produto.
"O Brasil chegou a um total de 56 milhões de computadores em uso, contabilizados a partir da base instalada (dados da FGV) e serão 100 milhões até 2012.
Esta informação mostra o poder de fogo de um anuncio na internet, incontestável e abrangente.

Contras da publicidade on-line?
Acho que, somente 2 pontos:
1) falta de conhecimento do anunciante sobre os benefícios da publicidade on-line e até mesmo os conhecimentos básicos de divulgação de produtos (tanto na internet como na mídia impressa, vejo cada coisa...)
2) falta de profissionalismo de alguns veículos de internet no trato com a anunciante, não lhe dando suporte e informações básicas sobre como, porque, onde e de que forma sua campanha terá sucesso.

“O melhor da Zona Leste” já aplica com sucesso a solução para o 2º caso e trabalha também para melhorar o primeiro.
Acesse, confira e anuncie.
www.omelhordazonaleste.com.br

J.Roberto.